Categorias
Sem categoria

Porque é importante você saber contabilidade?

Toda empresa jurídica precisa ter uma contabilidade bem estruturada. Vamos te ensinar aqui dicas sobre isso, para que você saiba como enquadrar sua empresa.

Se você tem uma empresa e não entende nada da contabilidade dela, você está correndo um grande risco. Não confie somente no contador, não que o trabalho dele seja imerecido, pelo contrário! Exatamente por ser um trabalho que envolve muitos números, muitas leis e portarias e percentuais de tributação que alteram constantemente, é extremamente importante que você domine este assunto para auxiliar seu contador na administração contábil da sua empresa. Tenha o controle da sua empresa nas suas mãos. Evite também ficar trocando de contador sequencialmente.

Primeira coisa, você precisará tomar a melhor decisão se trabalhará como PESSOA FÍSICA OU PESSOA JURÍDICA. Se você optar por pessoa física, você também poderá emitir  Nota Fiscal. Para isso, basta recolher o ISS junto ao ISSQN na Prefeitura do seu município, que gira em torno de 5% do valor da Nota Fiscal emitida. Cuidado com o Imposto de Renda, verifique o limite máximo de notas que poderão ser emitidas para que você fique isento na declaração. Quanto mais aumenta o faturamento anual, mais inviabiliza trabalhar como pessoa jurídica, chegando até a 27,5% do faturamento para impostos.

Se a sua opção for ter uma empresa, ou seja, um CNPJ e trabalhar como pessoa jurídica junto a Junta Comercial, você obrigatoriamente precisará de um contador, pois o trabalho é periódico. Ao longo do ano, você terá que fazer várias declarações, por isso a importância de “casar” com seu contador e evitar ficar trocando. Se você controlar estas declarações, você evitará multas junto a Receita Federal, que aliás, são bem altas! Procure estar por dentro das datas e dos percentuais das declarações que precisam ser feitas. Isto te ajuda a ganhar dinheiro, evitando que o dinheiro vá para o ralo ou mesmo te levar a falência.

Em geral, são vários tipos de impostos, sendo eles municipais, estaduais e federais.

De um modo geral, as empresas podem ser classificadas por empresa do tipo Lucro Real ou Lucro Presumido. Quando citamos Lucro Real, quer dizer: você faz a apuração da receita que a empresa faturou, abate os custos (que deverão ser provados) e então é definido o lucro. Em cima deste lucro que é feita a tributação dos impostos. Já o Lucro Presumido já é feito com baste em estimativa.

Empresas de serviços, de um modo geral, são tributadas em 16,33% de impostos federais e municipais. Prestadores de serviço não têm impostos estaduais, pois não há troca de produtos em fronteiras de estados. O imposto municipal varia de 2 a 5%, depende do estado. Impostos federais são fixos. Para o prestador de serviço, como nós, arquitetos, engenheiros e designers, as margens de rentabilidade no lucro presumido geralmente acabam sendo maiores.

Pra você entender melhor as tributações totais dos 16,33%, são 5% dos impostos municipais e 11,33% de impostos federais, sendo eles: PIS – 0,65%, COFINS – 3,0%, IRPJ – 4,8%, CSLL – 2,88%. Quando a empresa dá lucro, você poderá fazer a distribuição de lucros entre os sócios, sem pagar impostos.

E por isso que recomendamos fortemente para que você entenda sobre contabilidade, para que você possa ganhar dinheiro reduzindo impostos. Quer saber mais sobre este assunto, assista nosso vídeo abaixo.

Por #empreendices

Deixe um comentário